Rapaduracast

Informações:

Sinopsis

Criado em 2006, o RapaduraCast tem como objetivo trazer semanalmente (entre quarta e sexta) uma conversa sobre a cultura pop. Aqui você escutará podcasts principalmente sobre o universo do cinema, os principais lançamentos, as grandes polêmicas, homenagens aos grandes nomes da indústria cinematográfica e muito mais.

Episodios

  • RapaduraCast 648 – O que me fez amar cinema!

    RapaduraCast 648 – O que me fez amar cinema!

    26/02/2021 Duración: 01h53min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos e Ricardo Rente batem um papo nostálgico sobre o que fez a gente amar cinema. Cada um tem a sua história particular, alguns assistiram filmes quando criança na TV, outros foram alugando fitas VHS e uma parte criou esse amor assistindo nas próprias salas de cinema. Qual filme causou toda essa paixão? Aliás, qual o significado de cinema? Simbora viajar no tempo!

  • RapaduraCast 647 - Listão: 30 Filmes sobre o Fim do Mundo

    RapaduraCast 647 - Listão: 30 Filmes sobre o Fim do Mundo

    19/02/2021 Duración: 02h31min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Gnu se reúnem para conversarem sobre 30 filmes sobre o Fim do Mundo. É mais uma edição da nossa série Listão, onde recomendamos 30 filmes para você assistir. Qual o melhor filme sobre o fim? Por que gostamos tanto de filmes dessa temática? Um filme desse gênero sempre tem que acabar de forma esperançosa?

  • RapaduraCast 646 – O Melhor Filme do… Nicolas Cage

    RapaduraCast 646 – O Melhor Filme do… Nicolas Cage

    13/02/2021 Duración: 01h35min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Katiucha Barcelos, Rogério Montanare e JP Martins (do podcast Nicolas) batem um papo sobre a curiosa carreira do Nicolas Cage. É mais uma edição da nossa série O Melhor Filme, conversamos sobre principais trabalhos de uma personalidade do cinema e no final escolhemos qual o seu melhor filme. É difícil? É, mas é uma experiência bem bacana! Cage é um ator excêntrico, extravagante, perdulário e extremamente popular. Sua carreira começou nos anos 80, mas explodiu a partir da metade dos anos 90. Com uma carreira com mais de 100 filmes, ele é um dos artistas que mais faz filmes e tem preciosidades como "Despedida em Las Vegas", "A Rocha", "Con Air - A Rota da Fuga", "A Outra Face", "Cidade dos Anjos", "60 Segundos", "Um Homem de Família", "Adaptação", "A Lenda do Tesouro Perdido", "O Senhor das Armas", "O Sacrifício", "Motoqueiro Fantasma", "Kick-Ass", "Presságio" e muitos outros. Qual o seu favorito?

  • RapaduraCast 645 – Imediatismo na Cultura Pop

    RapaduraCast 645 – Imediatismo na Cultura Pop

    05/02/2021 Duración: 01h35min

    Jurandir Filho, Rogério Montanare, Ricardo Rente e Load Comics batem um papo sobre o comportamento de quem consome conteúdos de cultura pop na atualidade. Por que estamos vendo tudo tão rápido? Por que temos a obrigação de assistir os 10 episódios da série quando ela sai em um dia? Por que isso é muito ruim pra quem também produz conteúdo? Assistir tudo rapidamente dá a mesma sensação de absorção sobre os conteúdos? São os serviços e a mídia que instigam o público a consumir tudo rapidamente? Esse imediatismo é prejudicial? O tipo de vídeo "Final Explicado" é fruto dessa geração que não consegue pensar muito sobre os filmes/séries?

  • RapaduraCast 644 – Cobra Kai (Temporada 3, Netflix)

    RapaduraCast 644 – Cobra Kai (Temporada 3, Netflix)

    31/01/2021 Duración: 01h37min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos e Raphael Draccon conversam sobre a terceira temporada de Cobra Kai. Continuando a saga do Johnny Lawrence versus Daniel LaRusso, o embate entre os aprendizes dos dojos Cobra Kai e Miyagi-Do Karate fica mais intenso e os dramas dos jovens chega ao limite. John Kreese se tornou de fato o maior vilão da série? Essa terceira temporada ficou bem abaixo das duas anteriores? O que esperar da quarta temporada?

  • RapaduraCast 642 – Soul: A Pixar não é mais para criança?

    RapaduraCast 642 – Soul: A Pixar não é mais para criança?

    23/01/2021 Duración: 02h06min

    Jurandir Filho, Katiucha Barcelos, Louise Alves, Imaginago e Gnu comentam sobre o novo filme da Pixar, a animação Soul. Com direção de Pete Docter, responsável por "Up - Altas Aventuras" e "Divertidamente", esse novo filme traz lições sobre as nossas missões e propostas de vida, sobre as pequenas alegrias e sobre fatalidades. Pensando nesse ponto, a Pixar não faz mais filmes para crianças? As temáticas estão mais adultas do que antes?

  • RapaduraCast 643 - Tubarão (1975), o pai do blockbuster!

    RapaduraCast 643 - Tubarão (1975), o pai do blockbuster!

    22/01/2021 Duración: 01h30min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Katiucha Barcelos batem um papo sobre um dos maiores filmes da história do cinema: "Tubarão" (1975). Começando com estilo a série Clássicos da Cultura Pop, o filme foi dirigido por Steven Spielberg bem no começo da carreira e é considerado o pai dos blockbusters de verão. Nele nós vemos um político tentando maquiar uma realidade perigosa, não querendo fechar os negócios e minimizando a situação. Onde nós vimos isso? Quais os impactos desse filme na cultura pop? Como o Spielberg conseguia criar tantas tendências mercadológicas?

  • RapaduraCast 641 – Resumão 2020: Filmes, Séries, Cinema e Streaming

    RapaduraCast 641 – Resumão 2020: Filmes, Séries, Cinema e Streaming

    09/01/2021 Duración: 02h44min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos e Bárbara Demerov começam o ano de 2021 falando sobre os melhores filmes e seriados que foram lançados em 2020. Falamos sobre filmes de cinema, filmes de streaming e muitas séries!

  • RapaduraCast 640 – 2020, o pior ano da história do cinema!

    RapaduraCast 640 – 2020, o pior ano da história do cinema!

    31/12/2020 Duración: 01h45min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos e Thiago Romariz batem um papo sobre o ano de 2020 na cultura pop. Quais os impactos da pandemia do coronavírus no entretenimento? Após muitos meses fechadas, as salas de cinema reabriram, mas sem filmes novos para lançar. Como sustentar esse mercado? Os cinemas reabriram na hora certa? O que o streaming veio pra ficar? Os estúdios tomaram boas decisões? Vamos discutir!

  • RapaduraCast 639 – Mulher-Maravilha 1984

    RapaduraCast 639 – Mulher-Maravilha 1984

    30/12/2020 Duración: 01h25min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos e Aline Diniz conversam sobre Mulher-Maravilha 1984, continuação do filme lá de 2017. O que mudou de lá pra cá? Themyscira continua tendo uma das melhores cenas desse universo? Quando teremos um filme das Amazonas? Kristen Wiig é a melhor atriz desse filme? O retorno do Steve Trevor foi sem sentido? Em qual ponto esse filme se encaixa no Universo Estendido DC? Patty Jenkins não conseguiu entregar o filme que ela queria?

  • RapaduraCast 638 – The Mandalorian (Temporadas 1 e 2, Disney+)

    RapaduraCast 638 – The Mandalorian (Temporadas 1 e 2, Disney+)

    28/12/2020 Duración: 02h17min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos, Gnu e Thiago Romariz batem um papo sobre as duas primeiras temporadas de The Mandalorian, série live-action exclusiva do Disney+ que se passa dentro do universo Star Wars. O Baby Yoda é a grande estrela da série ou dá para sobreviver sem ele? O seriado é independente ou ainda é um filho da família Skywalker? Jon Favreau e Dave Filoni são os verdadeiros substitutos de George Lucas e do futuro da franquia?

  • RapaduraCast 637 - Esqueceram de Mim 1 e 2

    RapaduraCast 637 - Esqueceram de Mim 1 e 2

    23/12/2020 Duración: 02h07min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Katiucha Barcelos se reúnem para um podcast natalino sobre "Esqueceram de Mim 1 e 2". Os dois filmes foram criados pela mente de John Hughes (de "Curtindo a Vida Adoidado" e "Clube dos Cinco") e dirigidos por Chris Columbus (que escreveu "Os Goonies" e dirigiu os primeiros "Harry Potter"). Os filmes protagonizados pelo menino prodígio de Hollywood, Macaulay Culkin, são considerados clássicos da geração anos 90 e praticamente obrigatórios em todo Natal.  Por que nos identificamos tanto com essas histórias? Quais as mensagens e lições podemos tirar desses filmes?

  • RapaduraCast 636 - Mulan, animação e live-action

    RapaduraCast 636 - Mulan, animação e live-action

    18/12/2020 Duración: 02h38min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Katiucha Barcelos e Fernanda Schmölz batem um papo sobre a animação e o live-action de Mulan. Lançado lá em 1998, a animação que faz parte da segunda Era de Ouro da Disney (também chamada de Renascimento) conta a história de Fa Mulan, filha do guerreiro Fa Zhou, que finge ser um homem para ocupar o lugar de seu pai durante um recrutamento geral para combater uma invasão huno. O filme cativou fãs no mundo inteiro e influenciou uma geração com sua mensagem, suas ações e com uma personagem muito à frente do seu tempo. Em 2020 a Disney lançou a sua versão live-action no Disney+ e trouxe junto com ela uma série de polêmicas: decisões criativas estranhas, opiniões políticas contraditórias do elenco, uma pandemia, boicotes, o cancelamento do lançamento nos cinemas, a estreia no streaming via acesso premium e muito mais. Apesar de tudo, tem alguma coisa boa no live-action? Os problemas são mais na direção da Niki Caro ou a atriz Liu Yifei não conseguiu entregar uma boa Mulan?

  • RapaduraCast 635 - Nós estamos chatos?

    RapaduraCast 635 - Nós estamos chatos?

    12/12/2020 Duración: 01h42min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Katiucha Barcelos batem um papo sobre o futuro dos eventos de cultura pop. A pandemia do coronavírus mudou a forma como desfrutamos os eventos. Tivemos em 2020 vários exemplos que aconteceram digitalmente, como o DC Fandome, San Diego Comic-Con, CCXP Worlds e muitos outros. Esse é o futuro? O Oscar e o Globo de Ouro também serão digitais ou serão híbridos? Estamos presenciando a história sendo feita e quem deve ganhar com tudo somos nós mesmos, fãs de cultura pop.

  • RapaduraCast 634 - O Futuro dos Eventos de Cultura Pop

    RapaduraCast 634 - O Futuro dos Eventos de Cultura Pop

    04/12/2020 Duración: 01h23min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Katiucha Barcelos batem um papo sobre o futuro dos eventos de cultura pop. A pandemia do coronavírus mudou a forma como desfrutamos os eventos. Tivemos em 2020 vários exemplos que aconteceram digitalmente, como o DC Fandome, San Diego Comic-Con, CCXP Worlds e muitos outros. Esse é o futuro? O Oscar e o Globo de Ouro também serão digitais ou serão híbridos? Estamos presenciando a história sendo feita e quem deve ganhar com tudo somos nós mesmos, fãs de cultura pop.

  • RapaduraCast 633 - Serial Killers: O Silêncio dos Inocentes

    RapaduraCast 633 - Serial Killers: O Silêncio dos Inocentes

    03/12/2020 Duración: 01h57min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Katiucha Barcelos e a psicóloga Mariana Brito batem um papo sobre o clássico "O Silêncio dos Inocentes", filme/livro que apresentou para a cultura pop um dos maiores vilões da história do cinema: Hannibal Lecter. Nesse programa vamos analisar o perfil dos personagens principais e dos seus vilões (Hannibal e Buffalo Bill, principalmente), tentando entender um pouco das suas motivações. Essa é a estreia da série SERIAL KILLERS aqui no RapaduraCast, que tem como objetivo analisar os filmes sobre os maiores psicopatas do cinema.

  • RapaduraCast 632 - Hamilton: An American Musical (Disney+)

    RapaduraCast 632 - Hamilton: An American Musical (Disney+)

    30/11/2020 Duración: 03h11min

    Jurandir Filho, Rogério Montanare(?),Katiucha Barcelos, Louise Alves e Evandro de Freitas se reúnem para celebrarem o lançamento de "Hamilton: An American Musical" no Disney+. Considerado por muitos um dos melhores (se não O melhor) musical de todos os tempos, nele vemos a história da independência dos Estados Unidos sendo cantada através de hip-hop. Quem é Lin-Manuel Miranda? Como ele conseguiu esse nível de perfeição? É tudo isso mesmo ou é exagero?

  • RapaduraCast 631 - Gostei quando eu vi, hoje não gosto mais!

    RapaduraCast 631 - Gostei quando eu vi, hoje não gosto mais!

    27/11/2020 Duración: 02h09min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Ricardo Rente e Thiago Romariz batem um papo sobre os filmes que eles gostaram quando viram a primeira vez, mas que depois de um tempo passaram a não gostar tanto assim. Todos os filmes do Christopher Nolan passam por isso? O primeiro "Caça-Fantasmas" é um filme que está canceladíssmo? "Tropa de Elite" é um filme facista? Fazer revisionismo de filmes é algo justo ou injusto? Existem "produtos do seu tempo"?

  • RapaduraCast 630 - Modern Love, Borat 2, Fleabag e Mentira Incondicional

    RapaduraCast 630 - Modern Love, Borat 2, Fleabag e Mentira Incondicional

    20/11/2020 Duración: 01h16min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare e Katiucha Barcelos retornam com a série 4x4 com dois filmes e duas 2 séries do Amazon Prime Vídeo: "Modern Love", "Borat 2", "Fleabag" e "Mentira Incondicional". Isso mesmo! "Modern Love" é uma das melhores de séries romance/comédia romântica dos últimos anos? "Borat: Fita de Cinema Seguinte" é uma propaganda política ou é um filme anti-Trump descaradamente? Phoebe Waller-Bridge é atriz/escritora mais talentosa da atualidade? Onde a produtora Blumhouse consegue achar esses filmes como "Mentira Incondicional"?

  • RapaduraCast 629 - The Boys (Temporadas 1 e 2, Amazon Prime Vídeo)

    RapaduraCast 629 - The Boys (Temporadas 1 e 2, Amazon Prime Vídeo)

    13/11/2020 Duración: 01h56min

    Jurandir Filho, Thiago Siqueira, Rogério Montanare, Gnu e Thiago Romariz batem um papo sobre as duas primeiras temporadas de The Boys, série exclusiva do Amazon Prime Vídeo. Baseada nas HQs de Garth Ennis e Darick Robertson, a série é uma paródia do universo de super-herois, sempre fazendo referência a Liga da Justiça e os Vingadores, além de obras como Watchmen. Homelander (Capitão Pátria) é o protagonista da série? O Bruto (Butcher) tem a personalidade do Wolverine? A trama se passa em um universo onde indivíduos superpoderosos são reconhecidos como heróis pelo público em geral e pertencem à poderosa corporação Vought International, que os comercializa e monetiza. Fora de suas personas heroicas, a maioria é arrogante e corrupta. A série se concentra principalmente em dois grupos: os Sete, o principal time de super-heróis da Vought International, e os Rapazes / The Boys, vigilantes, que procuram manter os heróis corrompidos sob controle.

página 1 de 34