Escola Da Vida - Mario Sergio Cortella

Prueba ahora Firma sin compromiso. Cancele cuando quiera.

Sinopsis

Uma conversa sobre educação, cidadania e aperfeiçoamento do ensino.

Episodios

  • Isolamento social nos ensina a perceber o que é desnecessário

    Isolamento social nos ensina a perceber o que é desnecessário

    24/03/2020 Duración: 07min

    Para Mario Sergio Cortella, a grande reflexão que temos de fazer nesse momento de pandemia é sobre o que precisamos, de fato, na nossa vida. Ele lembra ainda de uma frase de Inácio de Loyola, que mostra o caminho para lidarmos com a angústia que essa situação provoca: 'ore como se tudo dependesse de Deus, e trabalhe como se tudo dependesse de você'.

  • Isolamento pode ser momento para que crianças aprendam a partilha das tarefas domésticas

    'Isolamento pode ser momento para que crianças aprendam a partilha das tarefas domésticas'

    19/03/2020 Duración: 07min

    Mario Sergio Cortella afirma que é preciso fazer a redução de danos e que as crianças não podem ficar com o sentimento de dor e medo nessa fase. O isolamento não será só uma proteção, mas também uma oportunidade de educação.

  • O isolamento não é bom, exceto quando ele é protetivo

    'O isolamento não é bom, exceto quando ele é protetivo'

    17/03/2020 Duración: 08min

    Professor Mario Sergio Cortella avalia que período de restrições por causa do coronavírus será difícil para a maioria das pessoas, já que situações de isolamento tendem a ser tristes ou melancólicas. No entanto, ele ressalta que em um momento de emergência, é preciso fazer concessões. 'Isolamento terá que ser um aprendizado para nós, para não perdermos a capacidade de ter dias pela frente', afirma.

  • Cada um é responsável por todos

    'Cada um é responsável por todos'

    12/03/2020 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella ressalta que a pior forma de ação numa pandemia é o comportamento de cada um por si. Ele afirma que temos que ter a percepção de coletividade como um horizonte necessário. O momento é grave, mas não é desesperador.

  • Drauzio Varella exerce a compaixão na prática e não no discurso

    'Drauzio Varella exerce a compaixão na prática e não no discurso'

    10/03/2020 Duración: 09min

    Mario Sergio Cortella afirma que o fato da presidiária Suzi ter feito algo inadmissível, não retira do médico a capacidade de fazer o bem sem olhar a quem.

  • Se ser político é reclamar das injustiças, então eu sou político

    'Se ser político é reclamar das injustiças, então eu sou político'

    05/03/2020 Duración: 08min

    Mario Sergio Cortella homenageia a frase do poeta popular Patativa do Assaré, nascido em 05 de março de 1909. Cortella e o poeta nasceram no mesmo dia.

  • A solidariedade reduz o sofrimento das vítimas de deslizamento

    'A solidariedade reduz o sofrimento das vítimas de deslizamento'

    03/03/2020 Duración: 06min

    Mario Sergio Cortella comenta sobre os delizamentos no litoral paulista que deixaram 10 mortos. Ele alerta que não se deve pensar que os deslizamentos fazem parte da vida e acredita que é preciso responsabilizar os culpados.

  • Pânico não é prevenção, é descontrole

    'Pânico não é prevenção, é descontrole'

    27/02/2020 Duración: 09min

    Mario Sergio Cortella comenta sobre a busca da população por máscaras e álcool em gel, após confirmação de caso de coronavírus em São Paulo. Ele comenta que o medo é um estado de alerta. Já o pânico pela possibilidade da chegada do vírus de forma mas intensa, antecipa o desespero.

  • Violência no carnaval: o risco de transformar alegria em desvario

    Violência no carnaval: o risco de transformar alegria em desvario

    25/02/2020 Duración: 09min

    Para Mario Sergio Cortella, é tempo de festejar, mas precisamos ter a capacidade de 'interromper aquilo que pode atrapalhar a alegria'. Ele diz que pessoas que 'saem da ordem' produzem 'desconforto', e isso geralmente acontece quando há consumo excessivo de álcool.

  • ‘Zé do Caixão tem obra estupenda’

    ‘Zé do Caixão tem obra estupenda’

    20/02/2020 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella lembra que José Mojica Marins era paulistano, autoditada e pela falta de dinheiro acabou criando uma estética e um jeito de expressão que era encantador.

  • Ideia de fazer uma representação encontra fronteira na noção de não ofensa

    Ideia de fazer uma representação encontra fronteira na noção de não ofensa

    18/02/2020 Duración: 09min

    Mario Sergio Cortella comenta sobre o que pode ser fantasia ou não no carnaval. Ele exemplifica o caso da atriz Alessandra Negrini que se fantasiou de índia no bloco e estava ao lado de representantes indígenas. Para Cortella, isso só chama atenção e fortalece ainda mais o protesto e não é ofensivo.

  • Desafio da rasteira: forma desleal e covarde de conduta

    Desafio da rasteira: forma desleal e covarde de conduta

    13/02/2020 Duración: 06min

    Mario Sergio Cortella ressalta que funcionários das escolas e pais de alunos devem repreender a brincadeira feita por crianças e adolescentes que gravam um vídeo e dão uma rasteira em uma pessoa, que é surpreendida e acaba batendo com a cabeça no chão. Uma jovem, de 16 anos, morreu durante o desafio.

  • ‘A sensação que a gente tem é que nunca vai acontecer’

    ‘A sensação que a gente tem é que nunca vai acontecer’

    11/02/2020 Duración: 10min

    Mario Sergio Cortella fala sobre o comportamento das pessoas de não pensar em emergências e não se preocupar em pensar em soluções para prevenir tragédias. Ele ressalta que não dá para ficar apenas no estado de lamentação.

  • Quando não há razão alguma, usa-se a desrazão para fazer as coisas

    'Quando não há razão alguma, usa-se a desrazão para fazer as coisas'

    06/02/2020 Duración: 05min

    O professor Mario Sergio Cortella fala sobre episódio em que um prédio comercial de São Paulo limitou circulação de asiáticos por conta do coronavírus.' Isso chama-se xenofobia', diz ele. 'Claro que medidas sanitárias têm que ser tomadas, mas não fazendo uma escolha dessa natureza', avalia.

  • ‘Tratar a sexualidade com abstinência é limitado’

    ‘Tratar a sexualidade com abstinência é limitado’

    04/02/2020 Duración: 06min

    Mario Sergio Cortella defende que as escolas e a famílias devem lidar com a temática de que a sexualidade pode ser boa quando feita com responsabilidade e que não ameace a integridade física e moral da pessoa. Ele ressalta que a polêmica é importante para nos levar para a discussão.

  • Persistência não é sinônimo de teimosia

    'Persistência não é sinônimo de teimosia'

    30/01/2020 Duración: 10min

    Mário Sergio Cortella fala sobre seu 44º livro, chamado 'Ainda dá: A força da persistência'. Na obra, escrita em parceria com Paulo Jebaili, os autores tratam de questões como perseverança, entusiasmo e talento. 'A ideia não é sentar e aguardar; é ir atrás, não desistir', comenta Cortella. Ele ainda ressalta a importância de entendermos nossos limites para evitarmos a teimosia. O evento de lançamento do livro ocorre no dia 3, no Teatro Liberdade.

  • Estamos perdendo pessoas que poderão ajudar a criar ciência e conhecimento

    'Estamos perdendo pessoas que poderão ajudar a criar ciência e conhecimento'

    28/01/2020 Duración: 10min

    Mário Sergio Cortella comenta o êxodo de alunos e professores universitários, que preferem estudar, ensinar ou pesquisar em outros países. Para ele, questão é motivada por diversos fatores e provoca impactos negativos para o futuro do país, já que limita a produção de conhecimento. 'A atenção a questões locais é muito importante para produzir a ciência universal', comenta.

  • A herança do horror no bairro da Liberdade

    A herança do horror no bairro da Liberdade

    23/01/2020 Duración: 04min

    Professor Mario Sérgio Cortella lembra a história de origem do nome do bairro, que tem um passado triste ligado à escravidão. No local, prisioneiros eram levados à forca.

  • Bairros com maioria de jovens precisam de investimentos na educação

    Bairros com maioria de jovens precisam de investimentos na educação

    21/01/2020 Duración: 08min

    Uma pesquisa da Fundação Seade sobre o perfil da população da cidade de São Paulo mostra que os moradores de Parelheiros têm a menor idade média, enquanto a população mais velha está concentrada em Pinheiros. Segundo Mario Sergio Cortella, é preciso investir em escolas nas regiões de povoamento mais recente.

  • ‘Na escola, o ensino de matemática é visto como suplício’

    ‘Na escola, o ensino de matemática é visto como suplício’

    16/01/2020 Duración: 06min

    Mario Sergio Cortella comenta que o pensamento é um equívoco e pode ser pela desvalorização na cultura brasileira. Policiais Federais estão utilizando a física e a matemática para decifrar redes criminosas no Rio Grande do Sul.

página 1 de 2