Política

Informações:

Sinopsis

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episodios

  • 'Tudo o que Bolsonaro faz é em função da campanha de reeleição'

    14/06/2021 Duración: 13min

    'Uma novidade na política brasileira uma campanha eleitoral feita em cima de duas rodas', destaca Bernardo Mello Franco sobre a 'motociata' organizada pelo presidente em São Paulo. 'Um ato para angariar apoio, demonstrar força e se contrapor aos problemas que ele vem tendo tanto nas pesquisas de opinião quanto na CPI da Covid-19 e no cenário econômico', afirma. O comentarista analisa que Bolsonaro busca atingir o público dos motoqueiros, policiais militares e evangélicos com este tipo de ato.

  • Biden destaca China como possível ameaça na OTAN

    14/06/2021 Duración: 20min

    Na folga de Vera Magalhães, Guga Chacra esteve no Viva Voz para comentar a reunião da OTAN. A principal pauta, encabeçada pelo presidente americano Jor Biden, foi colocar a China como uma possível ameaça diante dos avanços tecnológico, militar e econômico. Guga destacou a performance de Biden: 'ele busca unir os países contra a China e ele tem conseguido. Uniu primeiro no G7, agora na OTAN'.

  • 'Bolsonaro sabe muito bem onde quer chegar com a escolha do novo ministro do STF'

    14/06/2021 Duración: 06min

    O presidente prometeu ao presidente do STF, Luiz Fux, não antecipar a nomeação daquele que ocupará o cargo do ministro Marco Aurélio Mello, na Corte. Mesmo assim, Maria Cristina Fernandes ressalta que isso não o impediu de avançar nas articulações em busca de um nome. 'Ele pretende, de fato, indicar o Advogado-Geral da União, André Mendonça', diz a comentarista e explica o que estaria por trás da decisão.

  • 'Bolsonaro cada dia mais com vontade de afrontar a sociedade'

    14/06/2021 Duración: 07min

    O presidente promoveu a segunda 'moticiata', dessa vez em São Paulo. Agora, o Ministério Público do estado quer autuar as pessoas presentes que descumpriram as regras sanitárias e o presidente está incluso. Cerca de doze mil motos participaram do ato e maioria esteve sem máscara. 'Natural que isso aconteça, porque São Paulo tem regras a serem cumpridas por qualquer um. Não é o presidente da República e os seus seguidores que estarão livres dessas regras', concorda Merval Pereira.

  • Em vez de trabalhar para trazer mais vacinas, Queiroga 'faz showzinho' pelo Twitter

    14/06/2021 Duración: 24min

    O ministro foi ao Twitter para dizer que o novo calendário vacinal de SP só é possível por causa da atuação do governo federal na distribuição de doses. Para Carlos Andreazza, Queiroga errou ao iniciar a disputa política. 'Ministro está infelizmente apaixonado pelo poder, se submetendo a todo tipo de humilhação e se transformando em um troll na internet', comenta. Escassez de imunizante e 'cruzada contra a ciência' de Bolsonaro também estão entre os destaques.

  • Sem dinheiro para pagar acordo, Eike Batista pode voltar para a cadeia

    14/06/2021 Duración: 04min

    O acordo de delação premiada do empresário prevê que ele pague R$ 800 milhões em multas, por causa de condenações na Lava-Jato. Em outubro, Eike terá que pagar uma parcela de R$ 150 milhões. No entanto, de acordo com Lauro Jardim, o empresário não tem o dinheiro, nem consegue captar investimentos para honrar o compromisso.

  • 'Conclusões da CPI podem não ter prosseguimento enquanto Bolsonaro tiver mandato'

    14/06/2021 Duración: 11min

    Natuza Nery comenta próximos passos da CPI da Covid-19. Para ela, depoimento do ex-governador Wilson Witzel será 'espetáculo político' e causará desgaste ao governo, mas não trará muitas novidades para a investigação. Natuza explica que após elaboração do relatório final, eventuais denúncias contra Bolsonaro vão depender do procurador-geral da Republica, Augusto Aras, e do presidente da Câmara, Arthur Lira, ambos aliados do presidente. Na avaliação da comentarista, Jair Bolsonaro pode ter problemas com a Justiça, mas depois que deixar a presidência.

  • Manifestações com motocicletas 'são ato político e de cunho eleitoral'

    12/06/2021 Duración: 28min

    Petria Chaves conversa com o professor Carlos Melo sobre os principais acontecimentos políticos da semana. Ele analisa a manifestação que ocorre neste sábado em São Paulo e que conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Comentarista também fala sobre a morte do ex-vice-presidente Marco Maciel e a CPI da Covid-19.

  • 'Bolsonaro só está querendo chamar atenção, porque ele precisa motivar o seu rebanho'

    11/06/2021 Duración: 13min

    '... para se manter nas paradas de sucesso deste percentual de brasileiros que a cada dia se mostra mais reduzido', continua Maria Cristina Fernandes. O presidente afirmou que irá divulgar um parecer para desobrigar o uso de máscaras para vacinados contra a Covid-19. A comentarista desvenda os por quês da nova radicalização de Jair Bolsonaro. Uma pesquisa da XP constatou rejeição de 50% do seu governo, enquanto o ex-presidente Lula tem 32% das intenções de voto para 2022, quatro pontos à frente.

  • CPI chega à fase final e terá o desafio de tipificar crimes

    11/06/2021 Duración: 08min

    Vera Magalhães destaca que CPI da Covid-19 no Senado chega a uma fase mais conclusiva com a análise de documentos e quebras de sigilo. De acordo com ela, conversas que forem obtidas podem apontar os responsáveis por cada omissão ou falha no combate à pandemia. No entanto, Vera avalia que senadores terão, agora, o desafio de identificar quais crimes foram cometidos. Ela critica, ainda, fala de Bolsonaro sugerindo fim do uso de máscaras.

  • 'É um absurdo estimular a normalização da vida sem máscara'

    11/06/2021 Duración: 06min

    Merval Pereira critica a fala de Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de desobrigar o uso de máscara para quem já se vacinou ou contraiu a Covid-19. Comentarista destaca que essa é mais uma maneira do presidente boicotar as medidas cautelares e que uma decisão dessas só poderia ser tomada quando o nível de imunização foi alto e o número de internações e mortes estiver caindo. Para o comentarista, o presidente está com algum problema com Marcelo Queiroga. Ele avalia que o ministro, ou será desmoralizado constantemente, ou vai sair.

  • Mensagem de Bolsonaro sobre máscaras 'é influente' e 'chega na ponta'

    11/06/2021 Duración: 22min

    Carlos Andreazza e Marcella Lourenzetto analisam a declaração de ontem do Presidente da República, que disse que havia conversado com um 'tal de Queiroga' - referindo-se ao ministro da Saúde - para acabar com o uso da máscara por quem já foi vacinado ou contaminado pela Covid-19. Andreazza destaca que, formalmente, esse parecer não teria como prevalecer no mundo real. Mas a fala de Bolsonaro traz efeitos e influencia parcela da população. 'Bolsonaro faz a máscara cair da cara das pessoas e estimula o relaxamento'.

  • Odorico está em situação de desespero e apela para mentiras

    11/06/2021 Duración: 03min

    Com todos querendo acabar com o prefeito de Sucupira, Odorico apela para qualquer história que 'repercuta no país todo, provoque romaria e apareça na televisão', mesmo os planos sejam os mais desumanos.

  • Tudo pronto para mais uma manifestação de moto com Bolsonaro; desta vez, em SP

    11/06/2021 Duración: 03min

    Jair Bolsonaro confirmou sua participação amanhã na inusitada manifestação "Acelera para Cristo com Bolsonaro". O Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela segurança do presidente, já enviou uma equipe à capital paulista para checar os trajetos com os organizadores e prefeitura. Previsão é de quase um dia inteiro de manifestação. Lauro Jardim traz detalhes sobre o ato.

  • 'Bolsonaro não tem preocupação com a quantidade de brasileiros que morrem na pandemia'

    10/06/2021 Duración: 15min

    Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira que irá divulgar um parecer assinado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que desobriga o uso de máscaras para a população vacinada. Sérgio Abranches analisa esta postura como uma reação do presidente ao ímpeto da CPI da Covid-19 contra o governo: 'ele quer apagar da visão do brasileiro a catástrofe pela qual ele trabalha todo dia e, por outro lado, é uma reação ao que está acontecendo em torno do governo com a CPI e os inquéritos no STF'.

  • 'Países que estão liberando o uso de máscara tem a maioria da população vacinada. No Brasil, a gente não nem tem 14%'

    10/06/2021 Duración: 24min

    Em um evento do governo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que irá divulgar um parecer, assinado pelo ministro Marcelo Queiroga, que desobriga o uso de máscaras para pessoas já vacinas. Vera Magalhães criticou a postura de Bolsonaro, que ela classificou como criminosa. 'É um absurdo que o presidente faça isso e é um absurdo maior ainda que o ministro da Saúde aceite assinar, porque ele disse na CPI que o uso de máscaras é sim importante entre as medidas não farmacológicas', questionou.

  • 'As instituições ainda fingem não ver os ímpetos antidemocráticos do presidente Jair Bolsonaro'

    10/06/2021 Duración: 12min

    Maria Cristina Fernandes comenta a PEC que corre no Congresso para os militares que assumam cargos na administração pública sejam enviados para a reserva. Ela aponta o perigo do que acontece no governo Bolsonaro. Mas a PEC precisa de assinaturas desde junho de 2019 e os deputados não parecem muito preocupados. 'Essa omissão talvez se explique pela crença que eles são donos do poder. O Congresso nunca foi tão forte quanto está sendo agora com o presidente Bolsonaro', analisa a comentarista.

  • Documentos entregues à CPI 'complicam bastante o governo'

    10/06/2021 Duración: 07min

    Vera Magalhães explica que a CPI da Covid-19 no Senado entra em uma fase mais focada na análise de documentos. De acordo com ela, textos que estão vindo à tona comprometem seriamente o governo Bolsonaro. Um exemplo é o documento que mostra que Bolsonaro se empenhou em liberar insumos para produção de hidroxicloroquina que estavam retidos na Índia, ao mesmo tempo em que ignorou ofertas de vacinas. 'Tudo isso corrobora os indícios que a CPI já tinha', avalia.

  • 'Os documentos que estão chegando na CPI mostram claramente uma política formal do governo a favor do tratamento precoce'

    10/06/2021 Duración: 04min

    Merval Pereira se refere aos documentos vazados por alguns veículos de imprensa, que mostram que a Pfizer procurou a embaixada do Brasil nos EUA em agosto ou que o presidente Jair Bolsonaro pediu à Índia insumos para produzir cloroquina. O comentarista comentou também a 'fuga' do governador do Amazonas da CPI da Covid-19: 'Bolsonaro se irrita, porque ele vai perder uma possibilidade de culpar os governadores pelos descalabros na economia e no combate a pandemia'.

  • A política pública de imunidade de rebanho e o discurso golpista de Bolsonaro

    10/06/2021 Duración: 24min

    Carlos Andreazza e Marcella Lourenzetto destacam as mentiras ditas pelo Presidente da República ontem sobre pandemia, vacinas e eleições. Andreazza afirma que o governo Bolsonaro estimulava o tratamento precoce para dar segurança às pessoas para que elas fossem às ruas e, assim, conseguisse testar sua tese da imunidade de rebanho. Bolsonaro também voltou a dizer que houve fraude na eleição de 2018. Para o âncora do CBN em Foco, esse é um discurso golpista e, no mundo real, isso é prevaricação. ' Se ele tem prova de fraudes, tem obrigação de apresentá-las', ressalta.

página 1 de 2